Novo Endereço

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MAC sombria

Aprovei a decisão da MAC de cancelar a comercialização da nova coleção em parceria com a grife de luxo norte-americana Rodarte.

Agora explico: a edição que seria limitada foi inspirada na coleção de outono da marca de roupas Sparks Controversy, que tinha como base a cultura mexicana. Até aí tudo bem, mas nos desfiles da grife as modelos estavam vestidas como operárias sonâmbulas por conta da cidade de Chihuahua, que possui muita violência nas indústrias.  


A MAC resolveu seguir os passos da Sparks e criou produtos com nomes que remetiam à cidade de Juarez, também no México, conhecida por seus altos índices de estupro e assassinatos de mulheres.

Além do esmalte com o mesmo nome da cidade,a linha também tinha batons acinzentados e sombras escuras que receberam nomes como "Ghost town" (cidade fantasma) e "del Norte" (em relação ao Norte do México, rota de narcotráfico). Mas foram as fotos da campanha de divulgação que mais causaram polêmica, pois nelas as modelos estão maquiadas e vestidas todas de branco, como mortas.




Mesmo tendo gostado de vários produtos, achei boa a iniciativa não só de cancelar, mas também o pedido de desculpas que a MAC publicou no Facebook, ressaltando a parte de que ela está comprometida a usar a criatividade para promover mudanças sociais positivas:

"Em respeito ao povo do México, as mulheres e meninas de Juarez e suas famílias, bem como à nossa equipe mexicana e seus amigos, a M.A.C tomou a decisão de não comercializar a coleção de edição limitada M.A.C Rodarte. Esta decisão não terá impacto sobre o compromisso da M.A.C de doar todo o lucro global projetado para esta coleção a grupos locais e internacionais que trabalham para melhorar as vidas das mulheres e meninas de Juarez. Estamos realizando as devidas diligências para assegurar que a doação seja destinada a organizações com um histórico comprovado de apoiar diretamente as mulheres e meninas de Juarez.

M.A.C e Rodarte estão profunda e sinceramente arrependidas e nos desculpamos a todos que ofendemos. Ouvimos atentamente o "feedback" de cidadãos preocupados ao redor do mundo e estamos fazendo nosso melhor para corrigir este erro. A essência da M.A.C é de se preocupar com a comunidade e a Rodarte está comprometida a usar criatividade para uma mudança social positiva. Nós estamos agradecidos pela oportunidade de usar o que aprendemos para fomentar a sensibilização sobre este importante assunto."  

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Huall! choqueiiii!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Show de bola!!! Valeu a humilde da MAC!